Mato Grosso do Sul deve ter mais de 4 mil vagas no Sisu

Mato Grosso do Sul deve ter mais de 4 mil vagas no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, disponibilizará mais de 4 mil vagas de graduação no estado em 2025, segundo informações de universidades e do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Os interessados poderão se inscrever entre 17 e 21 de janeiro.

O sistema oferece mais de 4 mil vagas em MS, com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) liderando a oferta. A universidade publicou que disponibilizará mais de 7 mil vagas. A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) prevê mais de 1.349 oportunidades, considerando as vagas do vestibular e da seleção por histórico escolar.

A UFGD (Universidade da Grande Dourados) ainda não confirmou participação no Sisu deste ano. Em 2023, a instituição ofertou 815 vagas. Porém, até o momento, a assessoria de imprensa não respondeu sobre as vagas de 2024. Por outro lado, o IFMS já confirmou a disponibilização de 920 vagas.

Mato Grosso do Sul deve ter mais de 4 mil vagas no Sisu

Assim, com as vagas já divulgadas e a possível adesão da UFGD, o total pode ultrapassar 4 mil oportunidades em Mato Grosso do Sul. Em comparação, em 2023, o Sisu ofereceu 4.430 vagas no estado. Além disso, em nível nacional, o sistema disponibilizou 264.181 vagas em instituições públicas de ensino superior.

Inscrições e critérios

Candidatos que participaram do Enem 2024 e não zeraram a redação poderão se inscrever no Sisu. O período de inscrições será de 17 a 21 de janeiro. Durante o processo, o sistema permitirá que os estudantes escolham até duas opções de curso, bem como definam a ordem de preferência, a instituição, o turno e a forma de concorrência (ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas).

Cronograma oficial do Sisu

    17/01 a 21/01: Período de inscrições.

    26/01: Divulgação da chamada regular.

    27/01 a 31/01: Matrícula ou registro acadêmico.

    26/01 a 31/01: Manifestação de interesse na lista de espera.

Os candidatos precisam utilizar o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem para acessar o sistema. O MEC (Ministério da Educação) recomenda acompanhar as notas de corte durante o período de inscrição.

O Sisu oferecerá mais de 4 mil vagas em MS, abrangendo, assim, diferentes instituições públicas e consolidando-se como uma das principais formas de acesso ao ensino superior no estado.

Siga nosso Instagram!

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.