Lula diz que vai ligar para Trump e convidá-lo para a COP30

Lula diz que vai ligar para Trump e convidá-lo para a COP30

Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o “Conselhão”, realizada na terça-feira, 05 de agosto, no Palácio Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que pretende convidar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar da COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorrerá em Belém (PA), em novembro de 2025. Lula diz que vai convidar Trump para a COP30 com a intenção de ouvir sua posição sobre o clima.

“Não vou ligar para o Trump para tratar de comércio, porque ele não quer conversar. Mas vou ligar para convidá-lo para a COP30, porque quero saber o que ele pensa da questão climática”, afirmou Lula. Ele mencionou que também pretende entrar em contato com líderes como Xi Jinping, Narendra Modi e outros, com exceção de Vladimir Putin, por conta das restrições de viagem.

Ainda durante o evento, o presidente criticou duramente a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, medida que entra em vigor em 6 de agosto. Segundo ele, a punição é de natureza política. “Nós nunca saímos da mesa de negociação com os EUA. A única explicação para as sanções é política”, declarou.

Lula diz que vai convidar Trump para a COP30 ao mesmo tempo em que prometeu adotar um plano de contingência para mitigar os impactos das tarifas. A resolução publicada nesta terça-feira autoriza o Itamaraty a acionar o mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a medida norte-americana.

Além de Lula, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) reforçaram a defesa da soberania nacional e o compromisso do governo brasileiro com a proteção da economia diante do aumento tarifário imposto por Trump.

Siga nosso Instagram!

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.