Libertando-se da vitimização: reflexões sobre a permissão na vida

Permissão é o ato de permitir algo a alguém, autorizar, dar consentimento a alguém, a um sentimento ou a um fato.

Hoje, convido você a fazer uma reflexão: como está a permissão em sua vida? O que tem permitido entrar em sua vida? Negativismo, autopiedade, vitimismo, comodismo, intromissão de outras pessoas, covardia, medo de falar “não” porque teme a rejeição?

Conversei com muitas pessoas e vi que muitas estão infelizes porque não conseguem dizer “não”, não conseguem impor limites, não conseguem ser donas de sua própria vida e, a todo momento, tomam decisões influenciadas por pais, mães, amigos, esposos(as), irmãos, entre outros.

Decisões que levam à frustração. Quantas pessoas estão doentes, com síndrome do pânico, depressão, entre outros, e não sabem a origem. Procurar respostas às vezes é difícil e, às vezes, doloroso, mas é necessário para que haja cura e libertação.

 Alguns procuram ajuda, mas se conseguir êxito, é imprescindível o comprometimento e iniciar o processo de mudança. É preciso encarar que o culpado é você mesmo, ainda que seja inconsciente, já que a vida lhe entrega aquilo que sente, semeia e autoriza. Nesse processo, muitos fogem, já que ser vítima é mais fácil do que ser culpado.

Quero convidá-lo(a) a fazer uma reflexão em sua vida. Sabe aquela fase que nunca termina, aquelas situações que sempre acontecem e te magoam? Você precisa colocar um fim nesse ciclo e iniciar uma nova fase de sua vida.

Se não conseguir sozinho(a), procure ajuda de um profissional. Mas meu conselho para você é: pare de permitir fatos, sentimentos e coisas ruins, intromissão de pessoas em sua vida. Permita que amizade, alegria, respeito, motivação, superação e inovação façam parte de sua vida.

#PenseSobreOSssuntoAbordado.

Rose Queiroz é formada em administração e filosofia, com especializações em docência do ensino superior, gestão de pessoas, psicologia organizacional e empresária
Whats

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.