Juiz multa prefeito de Paranaíba por propaganda antecipada

O juiz eleitoral Edimilson Barbosa Avila multou o prefeito de Paranaíba, Maycol Henrique Queiroz de Andrade, em R$ 15 mil por propaganda antecipada. A decisão atendeu à representação do Diretório Municipal do Partido Liberal (PL), que acusou o prefeito de usar um evento de saúde para promover sua imagem.

Durante o evento, realizado por decisão judicial, o prefeito interagiu com o público, acenando e abraçando eleitores. O juiz considerou que essas ações sugeriam que Maycol estava se promovendo como um bom gestor, especialmente perante um público vulnerável. Para o magistrado, essa atitude configura uma forma dissimulada de campanha eleitoral antecipada.

O PL alegou que o evento foi organizado de maneira conveniente às eleições municipais de 2024. O partido afirmou que a ação violou o princípio da igualdade entre candidatos e espalhou informações falsas sobre as qualidades do prefeito como gestor da saúde pública. Na realidade, o evento ocorreu devido a uma ordem judicial, conforme o processo cível nº 0800913-79.2023.8.12.0018, em trâmite na 1ª Vara Cível da Comarca de Paranaíba.

O juiz concluiu que, embora não houvesse um pedido explícito de votos, o evento foi estruturado para beneficiar a campanha do prefeito. A organização incluía tendas, cadeiras e divulgação em massa, características que, segundo o juiz, ultrapassam os padrões normais da cidade de Paranaíba.

Siga nosso Instagram!

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.