As inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) terminam nesta sexta-feira, 28 de junho. Médicos formados no exterior precisam se inscrever no Sistema Revalida.
Exigências para inscrição
Os candidatos devem apresentar o diploma ou a declaração de conclusão do curso de medicina. O documento deve ser emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação do país de origem ou equivalente.
Autenticação de documentos
Os documentos precisam ser autenticados pela autoridade consular brasileira. Alternativamente, os candidatos podem usar a Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.
Traduções necessárias
Se o documento estiver em idioma diferente do português, inglês, francês ou espanhol, é necessária uma tradução juramentada. A tradução deve acompanhar o documento original.
Datas importantes
A nota de corte será divulgada em 10 de julho. O cartão de confirmação da inscrição estará disponível em 30 de julho. As provas estão previstas para 25 de agosto.
Cidades das provas
As provas serão realizadas em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo. Os candidatos devem escolher a cidade no momento da inscrição.
Estrutura do exame
O Revalida é composto por duas etapas: teórica e prática. As áreas abordadas incluem clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade.
Objetivo do revalida
O exame avalia habilidades, competências e conhecimentos necessários para a prática médica no Sistema Único de Saúde (SUS). É essencial para garantir a qualidade do atendimento médico no Brasil.
Como se inscrever
Para se inscrever, acesse o Sistema Revalida no site oficial, clicando aqui. Certifique-se de que todos os documentos estão em conformidade com os requisitos estabelecidos.