Inflação de janeiro atinge menor nível desde 1994, a inflação oficial de janeiro perdeu força e ficou em 0,16%, o menor resultado para o mês desde 1994, antes do Plano Real. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reflete o impacto do Bônus Itaipu. Esse desconto reduziu as contas de luz para milhões de brasileiros.
Em dezembro de 2024, o IPCA havia registrado 0,52%. A desaceleração não indica queda nos preços, mas, em vez disso, mostra um aumento mais lento. Além disso, em janeiro de 2024, o índice foi de 0,42%, caindo agora para 0,16%. Considerando qualquer mês, este é o menor resultado desde agosto de 2024, quando a inflação ficou negativa em 0,2%.
Inflação de janeiro atinge menor nível desde 1994
A inflação acumulada em 12 meses chegou a 4,56%, ultrapassando a meta de 3% estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta permite uma tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. A partir deste ano, o governo avalia o cumprimento da meta com base nos 12 meses anteriores, e não apenas no resultado de dezembro.
O alívio na inflação veio principalmente da energia elétrica residencial, que ficou 14,21% mais barata em janeiro. Essa redução impactou o IPCA em 0,55 ponto percentual. O grupo habitação recuou 3,08%, contribuindo com 0,46 ponto percentual. O Bônus Itaipu beneficiou 78 milhões de consumidores, resultando na menor queda desde fevereiro de 2013.
Por outro lado, os preços dos transportes e alimentos pressionaram a inflação. Os transportes subiram 1,3%, com destaque para passagens aéreas (10,42%) e ônibus urbano (3,84%). Além disso, os alimentos e bebidas tiveram alta de 0,96%, a quinta consecutiva, com destaque para café moído (8,56%), tomate (20,27%) e cenoura (36,14%).
O índice de difusão ficou em 65%, indicando que 65% dos 377 produtos e serviços pesquisados tiveram aumento de preços. O IPCA mede o custo de vida para famílias com renda entre um e 40 salários mínimos, com coleta de preços em 16 regiões metropolitanas e capitais do país.
Siga nosso Instagram!