Imposto de Renda 2023: Novidade que pode acelerar sua declaração

A Receita Federal liberou com uma semana de antecedência o programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023, que deverá ser entregue entre 15 de março e 31 de maio. O contribuinte poderá adiantar-se e deixar a declaração salva, dias antes de transmiti-la à Receita. O programa gerador pode ser baixado no site da Receita Federal, pelo Centro Virtual de Atendimento a Contribuintes (e-CAC), ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e celulares dos sistemas Android e iOS.

A antecipação do programa gerador da declaração ajudará o contribuinte a organizar suas contas com o Leão e a juntar a documentação necessária para a entrega. Além disso, deve evitar congestionamentos que costumam ocorrer no primeiro dia de entrega da declaração, quando todo mundo baixa o programa ao mesmo tempo.

Entre as novidades para a declaração deste ano, estão a prioridade no recebimento da restituição de quem optar por receber via Pix, desde que a chave seja o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do cidadão, e de quem usar o modelo pré-preenchido.

Para quem tem investimentos na bolsa de valores, a declaração só é obrigatória para o investidor que tenha vendido ações cuja soma superou, no total, R$ 40 mil ou se ele obteve lucro com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR. Anteriormente, qualquer contribuinte que tivesse comprado ou vendido ações no ano anterior tinha que declarar, independentemente do valor.

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *