O Grupo de Apoio Voluntário à Saúde (GAVAS) tem desempenhado um papel fundamental na Santa Casa de Paranaíba, levando solidariedade e esperança para as famílias atendidas pelo hospital. Somente em 2024, o GAVAS alcançou a marca expressiva de mais de 250 kits para bebês doados às mães que não possuem enxoval para os recém nascidos, dos 332 partos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na instituição.
Para que uma mãe receba a doação, as enfermeiras e a assistente social da instituição realizam uma triagem para ter certeza que aquela família necessita. Dentro do Kit vem itens essenciais para o bebê como: macacão curto e longo, cobertor, mijão, pagãozinho, meias, toca, luvinhas, acessórios para cabelo (no caso das meninas), fralda de ombro e boca, além de fraldas descartáveis.
“Montamos dois tipos de kits, para meninas e meninos, colocamos tudo o que a mãe irá precisar nos primeiros dias de vida do bebê. Tudo é higienizado e embalado. A mãe sai da Santa Casa já com o Kit em mão, pronto para ser usado”, afirma a presidente Maria Figueira de Souza, a Mariinha.
O GAVAS foi fundado em 2000 por Mariinha, esposa do então provedor da Santa Casa, Jair Alves de Souza. “Quando Jair assumiu a Santa Casa, ele visitou vários hospitais em nossa região e até em outros estados, em alguns deles tinham grupos de voluntárias. Ele chegou até mim e sugeriu que eu criasse esse grupo para auxiliar os que necessitavam de ajuda para ir além do tratamento hospitalar. Então reunimos algumas mulheres que prontamente nos ajudaram e iniciamos os trabalhos aos poucos e no decorrer dos anos fomos crescendo”, explica.
O grupo é composto por 20 voluntárias dedicadas, e atua principalmente na doação de kits para bebês recém-nascidos cujas mães não possuem enxoval, garantindo um início de vida mais digno e acolhedor para essas crianças, além de atender outras necessidades do hospital. “O GAVAS atende o que a Santa Casa mais estiver precisando com urgência, os kits para os bebês que nascem é nosso “carro-chefe”, mas já criamos campanhas para doação de cobertores, colchões, enfim, trabalhamos para auxiliar na melhoria e conforto daqueles que passam pelos leitos daqui”, esclarece a fundadora.
Para a assistente social da Santa Casa, Suely Messias Vieira, o trabalho do GAVAS é de suma importância. “A instituição é muito grande, além das doações dos kits para as mamães, elas também contribuem com aquilo que muitas vezes passa despercebido, desde uma visita a nós colaboradores, até uma toalha para as mesas dos nosso refeitório. Muitas vezes, elas participam do café da manhã conosco, em alguma data especial. Trabalham de coração levando carinho por onde passam”, ressalta.
Para viabilizar essas doações, o grupo realiza diversas ações ao longo do ano, como os tradicionais Bazares da Pechincha, o animado Binguinho, rifas e também conta com doações diretas de itens de grande e pequeno porte.
O grupo precisa de doações constantemente, seja de roupinhas e itens para bebês como também de peças que possam ser rifadas ou utilizadas no Binguinho. Quem deseja ajudar pode levar a doação até a Santa Casa e procurar a assistente social da instituição, Suely, ou entrar em contato pelo telefone: 67 9119-3043.
O trabalho do GAVAS não só supre necessidades materiais, mas também simboliza o cuidado e o carinho com as famílias em momentos delicados. A continuidade dessa iniciativa é um exemplo inspirador de como a união e o voluntariado podem transformar realidades e fortalecer laços comunitários.
Fonte: Assessoria
Siga nosso Instagram!