Gasolina com 30% de etanol passa a valer no Brasil

Gasolina com 30% de etanol passa a valer no Brasil

A gasolina com 30% de etanol passa a valer no Brasil a partir desta sexta-feira, 1º de agosto, conforme determinação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A medida eleva o teor de etanol anidro na gasolina comum de 27,5% para 30%. Com a mudança, o governo estima uma possível redução de até R$ 0,11 por litro nos postos de combustíveis com a adoção da chamada gasolina E30.

Nos primeiros dias de agosto, ainda será comercializada a gasolina com 27% de etanol, produzida em julho. A nova mistura deverá começar a aparecer nas bombas somente nas próximas semanas, conforme os estoques antigos forem sendo substituídos.

A gasolina com 30% de etanol passa a valer no Brasil juntamente com um novo padrão de octanagem. A gasolina comum passa a ter 94 RON, índice que mede a resistência à detonação do combustível — quanto maior o valor, mais eficiente é o desempenho do motor. A gasolina premium, por sua vez, continua com 95 RON e 25% de etanol anidro.

O processo de aprovação da gasolina E30 envolveu testes realizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Ministério de Minas e Energia (MME) e outras instituições, com coordenação técnica do Instituto Mauá. As avaliações contaram com a participação da Anfavea e da Abraciclo.

Carros com motores flex podem registrar aumento de consumo devido ao menor poder calorífico do etanol, que representa cerca de 70% do valor da gasolina por litro. Em contrapartida, a nova octanagem poderá otimizar o desempenho dos motores modernos. Já veículos antigos podem sofrer com corrosão de peças, exigindo atenção redobrada ou o uso de gasolina premium.

A decisão do governo federal tem dois principais objetivos: reduzir a dependência do Brasil em relação à gasolina importada — com expectativa de evitar a entrada de 760 milhões de litros por ano — e diminuir a emissão de poluentes, conforme testes realizados pela ANP. Além disso, a medida impulsionará a produção nacional de etanol em 1,5 bilhão de litros, com investimentos estimados em R$ 9 bilhões.

A proposta faz parte da Lei do Combustível do Futuro (14.993/24), que autoriza aumentar o percentual de etanol na gasolina para até 35%, desde que haja viabilidade técnica comprovada.

Siga nosso Instagram!

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.