O primeiro ano de direito da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Paranaíba irá apresentar o espetáculo teatral “A Mandrágora” de Nicolau Maquiavel.
A peça será apresentada pelos estudantes, e tem início previsto para as 19h de sexta-feira (18), no anfiteatro da universidade e tem entrada gratuita.
A Peça
A Mandrágora é uma peça teatral em cinco atos em que Maquiavel faz uma critica à sociedade da idade média de maneira irônica, uma comédia ao estilo característico do escritor. A trama se passa em Florença onde o jovem Calímaco, depois de uma brincadeira com seus amigos, começa a desejar intensamente uma mulher.
Assim o conflito se inicia, o motivo, ela ser casada. No entanto, seu casamento esta fadado ao fracasso, pois ela e o marido tem dificuldade de terem filhos. Diante desse problema Ligúrio, amigo de Calímaco, tem uma ideia para que esse consiga passar uma noite com aquela dama.
Para isso, o amigo deverá se fingir de médico especialista em infertilidade e fazer uma proposta a Messer Nicia – o marido – para “tratar” do mal que acomete a esposa; ela apenas deveria tomar uma infusão feita de mandrágora e assim estaria apta a ser mãe.
Mas essa poção trará uma consequência um tanto perigosa, pois o primeiro homem que tiver relações sexuais com a mulher, após ela ter ingerido o líquido, acabará por falecer. Para solucionar a tragédia, o suposto médico indica um “desconhecido” para ter essa primeira noite. No plano de Lugírio é Calímaco, disfarçado de indigente, quem seria o indicado a ter essa experiência, assim esse último teria conseguido dormir com a mulher desejada.
Para saber se o tal plano deu certo, assista ao espetáculo e não irá se arrepender.