Com o início do ano, é hora de pensar na declaração do Imposto de Renda 2023. Responsabilidade da Receita Federal, o IR 2023 cobrará uma taxa sobre os ganhos registrados pelo contribuinte ao longo de 2022, incluindo propriedades, veículos, vendas de bens, investimentos e mais. Além disso, a declaração também serve como uma forma do governo federal monitorar o gasto e evitar a sonegação de impostos.
O valor pago de acordo com os rendimentos declarados. O Imposto de Renda 2023 se divide em duas categorias: Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). O IRPF é direcionado para pessoas físicas, enquanto o IRPJ é para empresas e corporações.
Se você teve ganhos anuais superiores a R$ 28.559,70, é importante fazer a declaração do seu IRPF 2023. Já para as empresas, o IRPJ é calculado com base no lucro obtido no ano anterior e tem uma alíquota fixa de 15% com um adicional de 10% sobre a parcela do lucro acima de R$ 20 mil por mês.
Não perca tempo e comece a se preparar para a declaração do Imposto de Renda 2023, considerando os rendimentos tributáveis como salários, prêmios de loteria, investimentos e aluguéis.