A Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa, em Paranaíba, agora conta com lousas digitais fornecidas pela Secretaria de Estado de Educação (SED). O equipamento busca melhorar o ensino e a interatividade em sala de aula.
No dia 20 de agosto, o professor coordenador de práticas inovadoras, Marcos Vinícius Sales da Silva, participou de uma formação online intitulada “Formação Continuada – Lousa Digital: descobrindo suas potencialidades”. O curso foi promovido pela Superintendência de Tecnologia e Informação, por meio da Coordenadoria de Tecnologia Educacional. Após a formação, o professor iniciou a implementação do uso das lousas nas aulas.
Para garantir que todos os professores estejam preparados, a direção, coordenação pedagógica e o PCPI organizaram uma Formação em Serviço. A capacitação, oferecida em horários de estudo coletivo, apresentou metodologias ativas e práticas sobre o uso das lousas digitais. Assim, os professores começaram a planejar suas aulas com a nova ferramenta.
Os estudantes rapidamente sentiram o impacto positivo. Lara Fernanda, do 6º ano, afirmou que o uso da lousa ajudou a entender melhor o conteúdo de biologia. Para Adrielly Ferreira, também do 6º ano, a lousa digital parece “um tablet gigante” e melhorou significativamente as aulas.
A professora Nathália Veloso, de Matemática, destacou que a lousa digital facilita o ensino de conceitos abstratos, permitindo maior dinamismo. Já a professora Lorena Rodrigues, de Física, comentou que a tecnologia possibilita o uso de simulações digitais, tornando as aulas mais participativas.
Por fim, a professora de Língua Portuguesa, Cilma Barbosa, ressaltou que o uso da tecnologia não apenas prende a atenção dos alunos, mas também motiva os próprios professores a se superarem e inovarem no processo de ensino.
Siga nosso Instagram!