Termina hoje o prazo de inscrição para o Enem 2024, após prorrogação. Interessados devem acessar a Página do Participante e usar o cadastro gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até 19 de junho. As provas ocorrerão em 3 e 10 de novembro.
Além disso, as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também encerram hoje. Alunos do ensino médio em escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Esse benefício incentiva a participação de mais estudantes.
Recentemente, o Ministério da Educação divulgou um balanço mostrando que quase 100% dos alunos concluintes do ensino médio público estão inscritos. Estados como Alagoas, Amapá, Bahia e Ceará lideram as inscrições. Isso demonstra o grande interesse dos estudantes na prova.
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar ao fim da educação básica. Além disso, serve como porta de entrada para a educação superior no Brasil. Os resultados podem ser usados para acesso ao Sisu e ProUni, além de serem aceitos em instituições privadas e internacionais.
Estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar como treineiros. Isso permite a autoavaliação antes do término da educação básica. Assim, eles se preparam melhor para a prova oficial no futuro.
O Ministério da Educação pede atenção ao cronograma alterado. As mudanças visam ajustar datas e garantir a participação dos estudantes do Rio Grande do Sul, afetados por enchentes desde abril. Dessa forma, mais alunos poderão realizar o exame sem impedimentos.
Hoje é o último dia para garantir a inscrição no Enem 2024. Não perca o prazo e assegure sua participação.