Mato Grosso do Sul recebe investimento de R$ 8,5 bilhões para construir a maior fazenda de energia solar do estado. Composto por 3,5 mil hectares de painéis solares, o empreendimento terá capacidade de geração de 2,5 gigawatts de energia elétrica. O anúncio foi feito durante a 83ª edição da Expogrande pelo grupo espanhol Solatio Energia em reunião com o governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck da Semadesc.
Com a instalação de conjuntos de placas em Cassilândia e Paranaíba, o projeto se conectará às estações de Chapadão do Sul e Inocência, respectivamente. As obras começam em setembro deste ano, e a previsão é que a geração de energia se inicie em janeiro de 2025. O investimento conta com a parceria da empresa Tradener, responsável pela comercialização da energia gerada no mercado livre de energia elétrica.
Para o governador Eduardo Riedel, a iniciativa representa uma mudança de paradigma completa e uma usina gigante, uma das maiores do Brasil, em solo sul-mato-grossense. Além disso, o projeto está alinhado com o MS Renovável, um dos instrumentos do governo estadual para atingir a meta de tornar o estado Carbono Neutro até 2030.
O secretário Jaime Verruck destacou a importância das negociações do governo com a Solatio Energia para a concretização do empreendimento. Ele ressaltou ainda que o investimento é fundamental para a política de incentivo à geração de energia limpa e renovável no estado. Com o início das obras, Mato Grosso do Sul caminha para um futuro mais sustentável e próspero.