Detran-MS digitaliza licenciamento de veículos e encerra envio de guias pelos Correios

Detran-MS digitaliza licenciamento de veículos

Detran-MS digitaliza licenciamento de veículos e deixará de enviar pelos Correios as guias de licenciamento a partir de agosto para placas com final 7 a 0. A medida será gradualmente estendida até alcançar todas as placas em 2026. A decisão do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) visa modernizar os serviços e alinhar-se às políticas públicas de digitalização e sustentabilidade.

Segundo o Detran-MS, a mudança foi motivada pela baixa adesão ao pagamento por guias impressas, que hoje representa apenas 9,2% das quitações, enquanto 54% dos pagamentos já são feitos por meio digital. Detran-MS digitaliza licenciamento de veículos para tornar o processo mais prático, rápido e alinhado com as demandas dos usuários e com os programas Estado Verde e Estado Digital.

O licenciamento poderá ser obtido por diferentes canais: o portal Meu Detran (www.meudetran.ms.gov.br), o aplicativo Detran-MS para celulares, o WhatsApp da Glória (67) 3368-0500 ou presencialmente nas agências do Detran-MS.

De acordo com o diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, a análise dos dados apontou que a maioria dos sul-mato-grossenses já utiliza os canais digitais, o que reforçou a decisão pela suspensão do envio físico. Além disso, os recursos antes destinados à impressão das guias serão realocados para projetos tecnológicos, visando ampliar e aprimorar os serviços digitais oferecidos à população.

A iniciativa é parte de um processo contínuo de transformação digital e sustentabilidade, reduzindo o uso de papel e facilitando o acesso ao licenciamento de veículos de forma segura e eficiente.

Siga nosso Instagram!

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.