Uma criança de 03 anos de Paranaíba com prolapso retal, condição que causa dor intensa e dificuldade para defecar, terá acesso a consulta médica e cirurgia após a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul acionar a Justiça.
O caso, acompanhado pelos defensores públicos Gustavo Terra e Gabriela Sant’anna Barcellos, envolve um menino que necessita de acompanhamento médico especializado e procedimento cirúrgico para tratar a doença. A mãe da criança, sem condições financeiras para arcar com os custos do tratamento na rede privada, solicitou atendimento na rede pública de saúde cinco vezes entre junho de 2023 e maio de 2024, sem sucesso.
Diante da demora e da urgência do caso, a Defensoria Pública ingressou com um pedido de tutela antecipada, medida que foi deferida pela Justiça. A decisão determina que o município e o Estado providenciem consulta médica para o menino em até cinco dias e a cirurgia em até dez dias.
“A situação da criança era gravíssima, causando sofrimento intenso. A mãe precisava empurrar o reto da criança de volta para dentro após as evacuações. A demora no atendimento colocava em risco a saúde e o bem-estar da criança”, ressalta o defensor Gustavo Terra.
“A Defensoria Pública tem o papel de garantir o acesso à justiça e aos direitos das pessoas, especialmente das crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade”, complementa a defensora Gabriela Sant’anna Barcellos.