Mato Grosso do Sul recebeu o sexto lote de vacinas contra a Covid-19 na manhã de quarta-feira (03). O Ministério da Saúde enviou 27,8 mil doses da Coronavac, que serão distribuídas para os municípios de MS. Durante a SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou a quantidade de doses que será enviada para cada cidade.
Durante a live da SES, o secretário Geraldo Resende disse que o primeiro município a receber as doses é Campo Grande, os 10,1 mil imunizantes serão encaminhados ainda no início desta tarde. Assim, na manhã de quinta-feira (4), o Governo do Estado inicia a distribuição das vacinas para os outros municípios de MS, segundo o diário oficial do estado Paranaíba deverá receber 268 novas doses do imunizante.
São 2.780 frascos enviados pelo Ministério da Saúde, sendo que cada um contém 10 doses da vacina. A definição e recomendação do uso das vacinas foi publicada pela SES em edição extra do DOE (Diário Oficial do Estado).
Assim, do quantitativo recebido, 13.900 doses serão utilizadas como primeira dose. Destas, 10,56% devem ser utilizadas em trabalhadores da Saúde, com preferência para os com mais de 50 anos. Outros 89,44% serão direcionadas para idosos a partir de 80 anos.
Então, a outra metade das unidades, ou seja, 13,9 mil, devem ser utilizadas como segunda dose para vacinação. No entanto, imunizantes remanescentes do reforço da vacinação de idosos a partir de 80 anos “deverão ser empregados para o término da vacinação em idosos de 75 a 79 anos”.
Por fim, a SES destacou que os municípios podem iniciar a vacinação de idosos com idade entre 70 e 74 anos. Assim, a recomendação para início deste grupo é de que sejam utilizadas doses remanescentes da vacinação dos idosos a partir de 75 anos.
Fonte: MidiaMax