Alguns bancos e empresas de tecnologia apresentam instabilidade nesta sexta-feira, 19 de julho, clientes em Mato Grosso do Sul tem relatado dificuldades nos serviços bancários. Um apagão cibernético afetou vários lugares ao redor do mundo. A Microsoft informou que computadores globais foram impactados por uma falha no sistema da CrowdStrike, empresa de segurança cibernética.
O site Downdetector, que monitora problemas em canais digitais, registrou reclamações em quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next. Vários clientes em Mato Grosso do Sul reclamaram nas redes sociais, alertando que os aplicativos estavam fora do ar. Relataram problemas para fazer login e realizar pagamentos.
A Latam pediu que os passageiros fiquem atentos às informações dos voos devido ao apagão cibernético. A companhia emitiu uma nota de alerta.
A CrowdStrike gravou uma mensagem telefônica sobre as falhas no sistema operacional. Qualquer cliente que ligar para a companhia nesta manhã ouvirá: “Obrigado por entrar em contato com o suporte da CrowdStrike. Nós estamos cientes dos relatos de falhas”. O CEO da CrowdStrike, Kurtz, confirmou que a interrupção não foi um “incidente de segurança ou ataque cibernético”.
O problema técnico envolve principalmente a ferramenta de segurança da companhia, chamada Falcon. Essa ferramenta é usada para detectar e monitorar possíveis invasões cibernéticas.
Ao redor do mundo, o impacto foi significativo. As principais companhias aéreas dos EUA interromperam voos. O maior operador ferroviário do Reino Unido anunciou que foi afetado por problemas informáticos “de grande escala”, causando possíveis cancelamentos de última hora. O aeroporto internacional de Berlim suspendeu seus voos devido a um “problema técnico”, segundo uma porta-voz do aeroporto alemão à AFP.
Na Austrália, empresas de mídia, bancos e telecomunicações sofreram interrupções. O governo australiano afirmou que as falhas parecem estar ligadas a um problema na empresa global de cibersegurança CrowdStrike.