A Cavalgada 2025 deve ter mais de 1100 participantes em Paranaíba, marcando então a 34ª edição de um dos eventos mais aguardados das comemorações do aniversário da cidade. O evento acontece no domingo, 29 de junho, e contará com a presença de 22 comitivas vindas de Paranaíba e de municípios vizinhos de Minas Gerais e Goiás. A tradicional cavalgada é conhecida por reunir cavaleiros, amazonas e simpatizantes da cultura sertaneja em uma celebração que valoriza a memória dos tropeiros e a identidade regional.
Novo percurso
Este ano, a portanto uma grande novidade será a alteração no trajeto da cavalgada. O percurso foi reduzido e contará com um ponto de chegada único para todas as comitivas, que partirão da Avenida Três Lagoas. No caminho, os participantes passarão por locais emblemáticos da cidade, como a Rua Coronel Carlos, Rua Treze de Maio, Praça da República e Avenida Filinto Müller, finalizando o trajeto na Rua Cassilândia. A ideia da comissão organizadora é valorizar o centro urbano com o contraste dos trajes típicos e dos cavalos ornamentados.
A Cavalgada 2025 deve ter mais de 1100 participantes em Paranaíba, e toda a organização conta então com o apoio da Associação dos Muladeiros. O evento portanto terá a tradicional Queima do Alho, com almoço oferecido às comitivas visitantes. O presidente da comissão, João Bertati Inácio, reforça o compromisso com o bem-estar dos participantes e dos animais. A parte sanitária está sob responsabilidade do Iagro local, que deve concluir os trâmites até sábado.
Comércio
A cidade então já sente os reflexos da cavalgada, com o comércio aquecido pela venda de roupas, botas e acessórios. Representantes como Juninho Pimenta, da comitiva Amigos para Sempre, demonstram otimismo quanto ao sucesso do evento. A 34ª Cavalgada é mais que uma festividade: é uma manifestação viva da cultura sertaneja que fortalece os laços da comunidade com suas raízes.
Siga nosso Instagram!