No último domingo (19), uma casa no bairro Vila Pernambuco, em Cassilândia, teve uma visita inesperada. Uma cascavel, com cerca de 1 metro de comprimento, foi encontrada na garagem da residência. O morador de 40 anos acionou os policiais militares ambientais após seu cachorro acuar o animal peçonhento.
A espécie da serpente é conhecida como Crotalus Durissus e seu veneno pode causar mal-estar, sudorese, vômitos, sonolência ou inquietação. Por isso, a captura do animal foi necessária. Os policiais utilizaram um gancho especial para imobilizar a cobra, que não apresentava ferimentos.
A cascavel foi colocada em uma caixa de contenção e solta em uma área de mata, fora do perímetro urbano. Vale lembrar que, em caso de encontrar um animal peçonhento em sua residência, é importante acionar os órgãos competentes, como os policiais ambientais, para que a captura seja realizada de forma segura e adequada.
A presença de animais silvestres em áreas urbanas é cada vez mais comum, principalmente em cidades próximas a matas e reservas naturais. Por isso, é importante ter cuidado ao se deparar com algum animal desconhecido em sua residência.