Brasil pode ganhar feriado nacional em 02 de julho. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional, no dia 1º de julho, um projeto de lei que propõe transformar a data no Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. A proposta reconhece o marco histórico da expulsão definitiva das tropas portuguesas da Bahia em 1823, consolidando a independência iniciada por Dom Pedro I em 07 de setembro de 1822.
O feriado, que já é estadual na Bahia, pode ganhar status nacional. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Lula explicou que, apesar do “Grito da Independência” ter ocorrido em setembro de 1822, foi no 02 de julho de 1823 que o Brasil assegurou sua soberania com a retirada dos portugueses.
Brasil pode ganhar feriado nacional em 02 de julho, segundo Lula, para corrigir a ausência desse fato nos livros didáticos. Ao lado de Rui Costa, Jacques Wagner e Sidônio Palmeira — todos baianos —, o presidente reforçou o papel do povo da Bahia na luta pela liberdade.
A agenda presidencial inclui participação nas celebrações do 02 de julho em Salvador. O projeto aguarda tramitação no Congresso.
Siga nosso Instagram!