Sabe aquelas ligações de operadoras oferecendo novos pacotes? Ou ainda sua fornecedora de TV a cabo querendo te vender mais canais? Pois é, elas estão com os dias contados, ao menos é o que garante a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) com o programa “não perturbe’
Os consumidores que não desejam mais receber ligações de empresas de telemarketing já podem se cadastrar a partir desta terça-feira (16) no site. O bloqueio vale para clientes das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.
As prestadoras que descumprirem o prazo de 30 dias, após a solicitação do cliente, poderão ser advertidas e receber multas de até R$50 milhões.
Para bloquear a ligação das empresas de telecomunicação é fácil: acesse o site www.naomeperturbe.com.br e se cadastre, criando um login (com seu e-mail) e uma senha. O menu seguinte vai pedir também seu CPF. Depois, basta cadastrar o número do telefone (celular ou fixo). É possível cadastrar mais de uma linha.
No último menu, o usuário vai selecionar quais companhias quer bloquear. É possível cadastrar mais de uma linha, repetindo as operações acima.
A criação da lista foi uma determinação da Anatel. Segundo a agência, as empresas não poderão mais fazer ligações telefônicas com o objetivo de oferecer seus pacotes ou serviços de telecomunicações para os consumidores que registrarem seus números na lista nacional.
De acordo com a Anatel, estudos de mercado estimam que pelo menos um terço das ligações indesejadas no Brasil sejam realizadas com o objetivo de vender serviços de telecomunicações, que só podem ser prestados por empresas reguladas pela agência.
A lista de “não perturbe” deve ser única e o meio de acesso a ela, ou seja, onde o consumidor poderá registrar seu número, também deverá ser único, fácil e amplamente divulgado pelas prestadoras.