Em um projeto que, muito além de mostrar a beleza negra, traz à tona toda a versatilidade da arte e do empoderamento negro, a fotógrafa paranaibense Fernanda Martins foi um dos destaques da 1ª Semana da Consciência Negra da UEMS, realizada na unidade de Paranaíba.
O convite partiu da bibliotecária Dra. Susy dos Santos Pereira, colaboradora do projeto, que convidou a artista para fotografar alguns alunos. Fernanda, que fez parte da história da universidade, representa a força da mulher negra na sociedade de Paranaíba.
A 1ª Semana da Consciência Negra – UEMS Paranaíba aconteceu entre os dias 18 e 23 de novembro e contou com o projeto “CulturAção na UEMS: tessituras entre cultura, educação e arte”, coordenado pela Profa. Luciana Henrique Silva. O evento buscou promover reflexões sobre a história, cultura e contribuições da população negra, com palestras, contação de histórias, debates e lives.
Para a artista Fernanda Martins, a ideia das fotos foi promover a beleza negra como uma expressão política de representatividade. “Cada cacho, cada trança, atravessa gerações celebrando quem somos e de onde viemos”, afirmou Fernanda.
Confira as fotos abaixo.