Existe uma grande diferença entre ser atencioso e gentil e ter a obrigação de ser bom o tempo todo para não magoar pessoas.
Quando você coloca os outros em primeiro lugar, automaticamente eles colocam você em segundo, isso é prejudicial.
Dizer não é sinal de amadurecimento emocional, onde podemos aprender a olhar para as nossas próprias necessidades sem passar por cima delas.
Embora seja desconfortável dizer não para quem diz e para quem ouve, se torna angustiante ter que negar algo, muitos não conseguem lidar com o conflito que a negação pode gerar.
O pensamento de querer agradar o tempo todo, faz com que não tenhamos consciência do nosso próprio valor, sendo que esse independe de circunstâncias externas.
Toda vez que disser um sim, quando não podia ou não queria acaba dizendo não pra si mesmo.
A dificuldade de dizer não, pode representar uma autossabotagem, ao deixar de fazer o que é prioridade para atender as demandas dos outros, quando na verdade cada um deve saber a sua limitação.
Defina suas prioridades, tanto para o sim quanto para o não. Reveja em cada pedido a sua necessidade de agradar, avalie, se posicione.
Cuide-se, preste atenção nos seus interesses, ao invés de se preocupar com os dos outros.
Não sinta culpa, domine o seu constrangimento, segure esse ímpeto de se sentir culpado, você não é obrigado dizer sim a tudo.
Quando você a prende dizer não, talvez fique mal temporariamente, mas logo vem uma satisfação de que pelo menos conseguiu se enxergar em determinada situação.
E necessário ter cautela e equilíbrio para não cair no radicalismo, tenha bom senso, critério, empatia, altruísmo, na medida certa, sem se permitir ser usado.
Pare, reflita, antes de dizer sim, isso é um exercício diário, e precisa ser praticado. Não existe problema em dizer não, então o que você precisa é aprender a dizer não , é um direito seu, impor limites ,sem ter que inventar desculpas ou dizer mentiras, seja educado e diga sempre a verdade, verá o quanto é libertador.
Sobre a Autora
Glaucia Moreira é uma mulher empoderada, formada em direito, Maquiadora profissional e vive cada momento ao seu limite.
E escreverá semanalmente aqui no InterativoMS, sobre temas relacionados ao mundo feminino.