Apagão na Europa: Ciberataque pode ser a causa do caos em Espanha e Portugal. Imagine o cenário: um apagão de grandes proporções atingiu Espanha e Portugal nesta segunda-feira, 28 de abril, paralisando a vida de milhões durante o horário de almoço. O incidente gerou caos imediato no transporte público, afetou o sistema de saúde, paralisou indústrias e, além disso, derrubou o sinal de celular por mais de uma hora nas capitais. Há também relatos de problemas menores na rede de energia da França.
A Rede Elétrica da Espanha, responsável pela energia no país, confirmou que ativou planos de restabelecimento e analisa as causas. Contudo, a suspeita de um ciberataque ganha força. O Instituto Nacional de Cibersegurança espanhol (Incibe) verifica essa possibilidade, assim como o ministro português Manuel Castro Almeida, que considerou a dimensão do apagão “compatível com um ciberataque”, embora esta hipótese não esteja confirmada.
Em Madrid, por exemplo, o caos foi visível: trechos do metrô foram esvaziados e semáforos inoperantes causaram grandes congestionamentos, levando a Direção-Geral de Trânsito a pedir que as pessoas evitem circular. Da mesma forma, a circulação ferroviária foi interrompida em toda a Espanha. Inclusive, uma partida do torneio de tênis ATP Masters 1000 foi suspensa.
Em Portugal, igualmente, semáforos falharam em todo o país, e o metrô de Lisboa e Porto fechou. Bancos e lojas também fecharam as portas, enquanto aeroportos tiveram que recorrer a geradores de emergência para manter as operações, ainda que com limitações.
Siga nosso Instagram!