O ano de 2020 foi marcado por intensos acontecimentos, tragédias e mudanças inimagináveis em todo o mundo. O termo “o ano em que a terra parou” vem sendo comumente utilizado para descrever o turbulento período em que estamos vivendo.
Um ano atípico, planos adiados, sonhos esquecidos, um ano que nos mostrou que não temos controle sobre o mundo, nos mostrou a nossa fragilidade, nos fez repensar a forma como lidamos com a vida.
Mas o que esperar de um novo ano, um novo normal?
Certamente muita coisa vai mudar após a pandemia, o uso de máscara e álcool gel já da sinais de que será definitivamente incorporado em nossos hábitos.
Apesar de haver muita especulação sobre o novo normal, algumas mudanças já estão sendo definidas. Muitas empresas por exemplo, descobriram que o deslocamento para o trabalho é desnecessário para os diversas atividades, desse modo, algumas organizações irão manter o tele trabalho para uma parte do quadro, e outra parte manterão os funcionários em home office.
Ficou ainda mais evidente a importância da democratização do acesso a internet que possibilitou a manutenção de diversos serviços durante a pandemia.
Para além dos novos hábitos, ainda se soma o esfriamento do nosso comportamento efusivo, marcado por abraços, beijos e aperto de mão, dando lugar a um aumento dos casos de ansiedade, assim como casos de depressão.
Ainda que a pandemia esteja sendo um experiência traumática para a maior parte da população, a nossa capacidade aprender, de se reinventar e se adaptar ao novo irá prevalecer!
Sobre a Autora
Glaucia Moreira é uma mulher empoderada, formada em direito, Maquiadora profissional e vive cada momento ao seu limite.
E escreverá semanalmente aqui no InterativoMS, sobre temas relacionados ao mundo feminino