Aneel aprovou redução nas tarifas de energia da Energisa em MS

A Aneel aprovou redução nas tarifas de energia da Energisa Mato Grosso do Sul, atendendo mais de 1,1 milhão de imóveis em 74 municípios. Isso foi definido na terça-feira, 02 de março.

A redução alcança até 1,61% na conta de energia dos consumidores. Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda), B2 (Rural) e B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades).

Para consumidores de alta tensão, a redução chega a 3,65%. As tarifas para residências da categoria B1 (baixa renda) diminuem em 0,65%. No geral, os consumidores podem experimentar uma redução de até 1,61% na conta.

A redução das tarifas é atribuída principalmente aos custos com distribuição e à retirada de determinados componentes financeiros. Isso inclui a neutralidade dos encargos setoriais e a reversão dos créditos de PIS e COFINS.

A Energisa é a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica para quase todo o estado de Mato Grosso do Sul, atendendo 74 dos 79 municípios, incluindo importantes como Campo Grande, Dourados, Corumbá e Ponta Porã.

Os processos tarifários mais comuns são a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA). Enquanto a RTP define o custo eficiente da distribuição, metas de qualidade e perdas de energia, o RTA atualiza a Parcela B pelo índice de inflação estabelecido no contrato.

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.