A paranaibense Lucicléia Souza Romano formada em agronomia pela Universidade Estadual Paulista, Campus Ilha Solteira (UNESP/FEIS) ganhou uma bolsa de estudos para o curso de Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café Ernesto Illy (International Masters in Coffee Economics and Science Ernesto Illy), realizado em Trieste, na Itália.
Em entrevista ao InterativoMS/DestaKAgora a bolsista contou um pouco de sua trajetória estudantil e profissional, além da emoção de conseguir uma bolsa fora do país e deixou um recado para quem tem o mesmo desejo.
Lucicléia começou contando sobre o processo seletivo que participou para a bolsa que contou com o enviou de um currículo vítae e uma carta contando sobre suas experiências com café, além da relevância do curso para sua carreira, ambas as etapas foram realizadas em inglês.
Essa não será a primeira bolsa internacional da paranaibense, que também já havia ganhado uma para a participação de um simpósio de café em Boston em abril desse ano, e participou também de outro congresso também nos Estados Unidos.
A agrônoma contou ainda que desde a sua graduação começou o seu envolvimento com a cafeicultura, quando iniciou seu estágio e logo após no instituto Agronômico de Campinas (IAC). “O trabalho no IAC me levou a um Mestrado em Agronomia/Produção Vegetal na UNESP, em Jaboticabal-SP”, disse Lucicléia.
A bolsista contou que ficou muito grata pela oportunidade que conquistou e que pretende voltar ao Brasil logo em seguida, com o intuito de levar aos brasileiros o melhor da cultura do café.
“Agradeço pela oportunidade de me desenvolver cada vez mais profissionalmente e poder voltar para o Brasil e contribuir cada vez mais para que todos os brasileiros conheçam e tenham acesso ao que é um verdadeiro café”, afirmou.
Lucicléia concluiu a entrevista afirmando que tudo acontece em seu determinado tempo, e que é necessário ter grandes planos, mas também lutar a cada dia para que as metas sejam concretizadas.
“Nós, dessa geração 1990, precisamos entender que tudo acontece no seu tempo. Precisamos sonhar grande, mas também ter ações dia a dia que nos levem a conquistar nossos sonhos. Paciência é importante”, concluiu a bolsista.