A campanha “Agosto Lilás” foi criada em 2016 com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher. A campanha, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), reúne diversos parceiros governamentais e não-governamentais e prevê ações de mobilização, palestras e rodas de conversa.
De forma inédita, a campanha produziu material educativo sobre a Lei Maria da Penha direcionado às mulheres com deficiência visual, auditiva e mulheres das etnias guarani e terena. Além disso, a Lei 4.069/2016 criou o programa “Maria da Penha Vai a Escola” e nos anos seguintes foram incorporadas outras ações, como: Maria da Penha vai à Igreja, Maria da Penha vai ao Campo, Maria da Penha vai à Empresa, Maria da Penha vai à Aldeia, Maria da Penha vai ao Quilombo, Maria da Penha vai ao Bairro, Maria da Penha vai à Feira.
A campanha “Agosto Lilás” já alcançou um público aproximado de 419.404 pessoas em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, de 2016 a 2020. Além disso, alguns municípios instituíram por Leis Municipais suas próprias campanhas “Agosto Lilás”. A campanha também recebeu adesão de diferentes municípios e estados da federação, sendo executada pelos Poderes Legislativo e Judiciário, por diversos órgãos da segurança pública e do sistema de justiça, Universidades, Sindicatos e outros.
A campanha “Agosto Lilás” é uma importante iniciativa para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher e promover uma sociedade mais justa e igualitária.