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SUVs estão caros? Conheça 7 carros aventureiros usados com preços a partir de R$ 13 mil

Comprar um SUV é o sonho de muita gente no Brasil. Mas sonhar tem se mostrado cada vez mais caro. Atualmente, os utilitários esportivos facilmente passam dos R$ 100 mil, com raríssimas exceções.

Porém, se o seu espírito é aventureiro, mas a conta bancária não permite extravagâncias, Autoesporte listou alguns carros que até encaram algumas aventuras, mas custam a fração do preço de um SUV – alguns até são capazes de enfrentar trilhas mais ousadas e te surpreender.

Fiat Palio Weekend Adventure

A “mãe” de todos os carros aventureiros de espírito é a Fiat Palio Weekend Adventure. Lançada na virada do milênio, passou a atender os clientes que desejavam algo mais no visual, mas sem a necessidade de tração 4×4 ou outros recursos para encarar trilhas.

Na época, bastou instalar um quebra-mato de metal na dianteira (daqueles que machucam os pedestres em casos de atropelamentos), soleiras nas portas e pneus de uso misto para inaugurar um segmento que existe até hoje.

Anos e gerações depois, a Weekend passou a contar até com bloqueio do diferencial para evitar que uma das rodas gire em falso e tirar a perua de pequenos apuros nas raras aventuras de seus proprietários.

E assim a Weekend Adventure sobreviveu por 20 anos, até sucumbir diante de um mar de SUVs. Aos interessados, é possível encontrar unidades usadas de R$ 13 mil a R$ 90 mil.

Renault Sandero Stepway

O Stepway provavelmente é o mais famoso dos aspirantes a aventureiro do Brasil. Lançado em 2008, ele fez tanto sucesso que conseguiu até deixar de lado o prenome Sandero e seguiu “carreira solo”.

Desde que foi lançado, o hatch compacto sempre foi oferecido com motor 1.6, mas de diferentes famílias. O mesmo acontece com as opções de câmbio: manual, automatizado ou CVT podem ser encontrados em anúncios na internet.

Fato é que o hatch com apliques plásticos e suspensão elevada é uma opção para quem não pode comprar um SUV e não pretende encarar grandes desafios além daqueles encontrados nas grandes cidades.

Se o orçamento é realmente restrito, é possível encontrar alguns Stepway mais antigos por R$ 30 mil. Na outra extremidade, carros pouco rodados do modelo 2022 passam de R$ 100 mil e são um negócio bem menos atraente.

Citroën Aircross

O Aircross é outro exemplo de aventureiro derivado de um veículo “civil” que acabou fazendo sucesso. Tanto que o C3 Picasso saiu de linha e ele seguiu firme, até a Citroën encerrar a produção em 2021.

A fórmula é simples. A partir do monovolume C3 Picasso, a Citroën adotou caixas de roda com molduras plásticas, rack de teto, spoilers laterais, dianteiros e traseiros e um polêmico estepe preto à tampa do porta-malas. Agradou quem buscava um visual aventureiro, mas não queria necessariamente fazer trilhas.

Ford EcoSport 4WD

O Ford EcoSport praticamente inaugurou o segmento de SUVs compactos no Brasil em 2003. A primeira geração, vendida até 2012 trazia uma configuração com tração nas quatro rodas e câmbio manual. O motor é o 2.0 Duratec de 143 cv também usado em outros modelos da marca.

Nessa versão, o EcoSport é certamente mais capaz do que os SUVs atuais com tração dianteira e ainda custa uma fração do preço. Algumas considerações: unidades a partir de 2008 já carregam o facelift exterior e melhora na qualidade do acabamento.

Também por isso, os valores dos anúncios são mais elevados, normalmente acima de R$ 35 mil. De todo modo, é preciso ficar de olho no estado de conservação, já que não é anormal encontrar carros com mais de 120 mil km rodados.

Subaru XV

Não existem muitos Subaru XV usados à venda no Brasil. Isso porque o crossover não se popularizou por aqui – uma pena, afinal tem um conjunto mecânico de respeito. Nas buscas em sites de anúncios, os preços variam de R$ 70 mil a R$ 135 mil, com grandes diferenças entre os modelos.

Os mais baratos também são os mais antigos – 2014 a 2016. Na época, o crossover de geração anterior trazia motor 2.0 aspirado de 150 cv e 20 kgfm com câmbio CVT e tração integral permanente, capaz de encarar mais desafios do que a maior parte dos SUVs compactos atuais.

Os modelos mais novos, a partir de 2018, já são da geração atual. Têm design mais moderno, ainda que as linhas gerais tenham sido mantidas, mais equipamentos e motor com aprimoramentos. O torque foi mantido, mas a potência subiu para 156 cv.

De forma geral, só é preciso ficar atento aos elevados custos de manutenção, principalmente porque a grande maioria das peças é importada do Japão.

Suzuki SX4

Vendido no Brasil entre 2006 e 2015, o Suzuki SX4 é outro crossover com tração nas quatro rodas lembrado por pouca gente. Compacto, é só um pouco maior do que um Hyundai HB20 atual. Até por isso, deve agradar quem busca versatilidade.

Por outro lado, o motor 2.0 de 145 cv garante bom desempenho, apesar de o câmbio automático ter apenas quatro marchas. Há versões com caixa manual de cinco marchas. A diferença para o XV é que a tração integral tem acionamento sob demanda.

Nesse caso, há ainda menos exemplares à venda. Só que os preços também são mais baixos – variando de R$ 43 mil a R$ 70 mil. Também é preciso atenção com os preços e disponibilidade de peças. Assim como no XV, os componentes são importados do Japão.

Fonte: Auto Esporte

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