Prazo para inscrições no Encceja se encerra nesta sexta-feira

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 estão prestes a terminar. Os interessados têm até esta sexta-feira (2) para se inscreverem pelo Sistema Encceja e também para solicitar atendimento especializado ou tratamento por nome social.

Para aqueles que não faltaram à última edição, a participação no exame é voluntária e gratuita. Jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino podem se inscrever, desde que tenham, no mínimo, 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio na data de realização do exame.

No entanto, é importante ressaltar que os participantes que faltaram à prova da edição de 2022 sem justificar sua ausência ou tiveram a solicitação de justificativa reprovada deverão pagar uma taxa de R$ 40 para participar do Encceja deste ano. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, gerado no sistema de inscrição.

Durante a inscrição, os participantes devem indicar a unidade da federação e o município onde desejam fazer as provas, além do nível de ensino para o qual desejam obter a certificação (fundamental ou médio) e as áreas de conhecimento em que desejam ser avaliados. As provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, serão aplicadas no dia 27 de agosto.

Novidades deste ano incluem opções de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, como o cartão-resposta ampliado, disponível no sistema de inscrição. Além disso, haverá uma correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista. Já os participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Aproveite essa última oportunidade e garanta sua inscrição no Encceja 2023. Participe do exame e conquiste a certificação do ensino fundamental ou médio. Não perca essa chance de investir em seu futuro!

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.