Paranaíba registra 40,1°C e entra no Top 10 das cidades mais quentes do Brasil

O intenso calor que assola Paranaíba não dá trégua, e a cidade agora figura entre as dez cidades mais quentes do Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma das estações de Paranaíba registrou uma impressionante marca de 40,1°C nas últimas 24 horas, colocando a cidade na décima posição desse ranking escaldante.

Não é apenas Paranaíba que está enfrentando esse calor extremo. Municípios de Mato Grosso do Sul também estão sofrendo com altas temperaturas, superando os 40°C. O monitoramento do Inmet destaca que a região Centro-Oeste continua no epicentro dessa onda de calor.

Água Clara se destaca nesse calorão, classificando-se em segundo lugar entre as cidades que registraram as temperaturas mais elevadas, com impressionantes 40,7°C. Porto Murtinho não fica para trás, ocupando o sexto lugar, com 40,3°C. Além disso, outra estação de Paranaíba marcou 40,1°C, mantendo a cidade no décimo lugar do ranking nacional. A lista fecha com Três Lagoas, que atingiu 39,6°C.

A situação é tão crítica que um alerta de risco de onda de calor intenso permanece válido até as 18h do próximo domingo (24). Esse alerta meteorológico indica uma elevação de 5°C acima da temperatura normal para o período.

Não é apenas o calor que preocupa, mas também a baixa umidade relativa do ar, que está no nível de perigo potencial, variando entre 10% e 30%. Essa condição favorece o risco de incêndios florestais e impacta a saúde da população.

Diante disso, a orientação é clara: beba muita água, evite a exposição ao sol direto e evite exercícios físicos nos horários mais quentes do dia. A precaução é fundamental para enfrentar esse calorão escaldante que assola a região.

A previsão do tempo mostra que a sexta-feira(22) deve continuar muito quente com possibilidade de registro de 40°C ao longo do dia, com a umidade relativa doar atingindo níveis críticos de apenas 14% em Paranaíba.

Quer ficar de olho nas recomendações de saúde e previsões completas do tempo? Siga nosso Instagram


Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.