A Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, anunciou recentemente o lançamento do Threads, sua mais nova rede social. O Threads é apresentado como um espaço onde as comunidades podem se reunir para conversar sobre diversos assuntos e compartilhar suas ideias, opiniões e criatividade com o mundo.
Disponível em mais de 100 países, o Threads pode ser baixado gratuitamente tanto na Apple Store quanto na Play Store, estando acessível para usuários de dispositivos Android e iPhone. Porém, a versão Web da rede social ainda não está completamente disponível, sendo possível visualizar os conteúdos pelo computador apenas através de um link específico.
Para utilizar o Threads, é necessário ter uma conta no Instagram, pois a rede social utiliza um tipo de login baseado na conta do Instagram. Dessa forma, os perfis são conectados e é possível importar dados como foto de perfil, biografia e contas que já são seguidas.
O funcionamento do Threads é semelhante ao do Twitter, mas com um visual que lembra bastante o do Instagram. Na página inicial, há um feed que reúne postagens das contas seguidas pelo usuário, além de outras pessoas. Cada post possui opções de curtir, responder, repostar e compartilhar, com os mesmos ícones utilizados no Instagram. A rede social também possui cinco colunas: página inicial (feed), buscar, nova thread (publicação), atividade (curtidas, seguidores, menções) e perfil.
Os usuários podem fazer posts apenas com texto ou adicionar vídeos e imagens, sendo que os vídeos têm um limite de até cinco minutos. Cada post no Threads pode ter no máximo 500 caracteres, contando com espaços.
A sincronização de contatos do Instagram ocorre durante o primeiro login na rede social, permitindo adicionar todas as contas já seguidas no Instagram ou fazer uma seleção manual. Para seguir outros contatos ou convidá-los posteriormente, o usuário deve acessar a aba de perfil no Threads e seguir os passos indicados.
Além disso, é possível compartilhar publicações do Threads nos stories do Instagram, clicando no ícone de avião presente em cada postagem e selecionando “Adicionar aos Stories” ou “Postar no feed”. A rede social também possui um botão específico para compartilhar as postagens no Twitter.
Para aqueles que possuem o selo de verificado no Instagram, ele também é válido no Threads. O processo de solicitar o selo de verificação é semelhante ao do Instagram, podendo ser feito através da assinatura do Meta Verified ou por meio de uma solicitação na plataforma, sendo necessário atender aos requisitos de conta e ser uma figura pública, celebridade ou marca.
Assim como as outras redes sociais da Meta, o Threads é totalmente gratuito. Os usuários podem aproveitar a plataforma para se conectar, compartilhar e interagir com pessoas ao redor do mundo, expressando suas opiniões e participando de comunidades online.