Inscrições do Enem 2024 terminam sexta-feira

As inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira, 07 de junho. Esta data também vale para pedidos de tratamento por nome social e atendimento especializado, as inscrições podem ser feitas clicando aqui. As provas acontecerão em 03 e 10 de novembro.

Os participantes não isentos devem pagar a taxa de inscrição de R$ 85. O boleto está disponível na Página do Participante, clicando aqui. O pagamento pode ser feito por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. O prazo final para o pagamento é 12 de junho. Para pagar por Pix, basta acessar o QR code no boleto.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Com a nota obtida, os candidatos podem concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, podem participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Ministério da Educação (MEC) afirma que o Enem também facilita o acesso a universidades no exterior. Convênios entre o Inep e instituições portuguesas garantem acesso às notas dos interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Este ano, devido às enchentes, moradores do Rio Grande do Sul terão um prazo extra para se inscrever. Segundo o MEC, haverá um novo calendário para esses participantes, que também terão isenção da taxa de inscrição. Isso inclui os casos de justificativa de ausência na edição de 2023, mesmo que reprovada.

Os resultados de recursos sobre isenção da taxa foram divulgados em 24 de maio. Nesta data, também foram publicados os resultados dos recursos sobre as justificativas de ausência no Enem 2023 para candidatos isentos da taxa.

Os estudantes do programa Pé-de-meia que comparecerem aos dois dias de prova receberão R$ 200 extra. O valor será depositado na conta-poupança onde o aluno já recebe outros valores do programa.

Nos dois dias de prova do Enem, os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h (horário de Brasília). Os candidatos começarão a responder às 13h30. No primeiro dia, as provas serão de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas. A duração das provas no primeiro dia terminará às 19h.

No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias. A aplicação terminará às 18h30. Segundo o MEC, a divulgação do gabarito está prevista para 20 de novembro. O resultado final será publicado em 13 de janeiro de 2025.

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.