O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para 760 vagas em cursos de graduação. As oportunidades são destinadas aos candidatos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2022 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Com ingresso previsto para o segundo semestre, as vagas estão disponíveis em oito municípios do estado.
Para participar, é necessário que os candidatos já tenham concluído o ensino médio e tenham realizado o Enem no ano mencionado. Ao se inscreverem, os interessados autorizam o IFMS a consultar sua nota no exame junto ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Vale ressaltar que a inscrição deve ser realizada no CPF do próprio candidato para possibilitar a consulta da nota.
Durante o processo de inscrição, os candidatos têm a opção de concorrer às vagas reservadas para ações afirmativas. Metade das vagas disponíveis destina-se aos estudantes que cursaram todas as séries do ensino médio em escolas públicas. Dentre essas vagas, 50% são destinadas aos candidatos com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio. Além disso, há cotas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 22 de maio, por meio da Página do Candidato da Central de Seleção. O edital de abertura, contendo todas as regras do processo seletivo, também está disponível no mesmo local. É possível consultar os pesos por área de conhecimento, que serão utilizados para o cálculo da nota total de cada um dos cursos ofertados.
As vagas estão distribuídas nos municípios de Aquidauana (120 vagas), Campo Grande (160), Corumbá (80), Coxim (160), Dourados (40), Jardim (40), Naviraí (40) e Três Lagoas (120). A divulgação do resultado final da 1ª chamada para solicitação de matrícula está prevista para o dia 2 de junho. Estima-se que as aulas tenham início no final de julho.
Confira as vagas disponíveis