Gabarito oficial do Enem 2024 será antecipado

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo, 10 de novembro, que a divulgação do gabarito oficial do Enem 2024 será antecipada. O cronograma inicial previa a liberação no dia 20 de novembro. O Inep, responsável pelo exame, informará a nova data.

As provas do Enem ocorreram em dois domingos. No dia 3, os candidatos responderam questões de linguagens e ciências humanas. Já no dia 10, foram aplicadas as provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática.

No segundo dia, 69,4% dos candidatos compareceram, índice inferior aos 73,4% do primeiro dia. A abstenção atingiu 30,6%, superior aos 26,6% do primeiro domingo, mas menor que os 32% registrados em 2023.

O exame teve mais de 4,3 milhões de inscritos, com aumento de concluintes do ensino médio de escolas públicas. A participação subiu de 58% (1,1 milhão) em 2023 para 94% (1,6 milhão) em 2024. Segundo Santana, a inscrição gratuita para alunos do terceiro ano foi fundamental para esse crescimento.

O balanço do segundo dia de provas, feito pelo ministro, revelou a ausência de ocorrências graves. Em total, 1,9 mil candidatos foram eliminados por descumprimento de regras, como uso de eletrônicos ou saída antecipada do local. Ocorreram 1.037 incidentes, incluindo emergências médicas e falta de energia.

No primeiro dia, 4.999 candidatos foram desclassificados e registraram-se 689 ocorrências. Participantes com problemas logísticos ou doenças previstas no edital podem pedir reaplicação de 11 a 15 de novembro. As provas de reaplicação serão em 10 e 11 de dezembro.

O Enem avalia o desempenho escolar ao fim da educação básica. Instituições de ensino superior públicas e privadas usam os resultados para seleção de alunos. O exame é também critério para o Sisu, Prouni e Fies. Universidades portuguesas conveniadas com o Inep aceitam as notas para ingresso em cursos superiores.

Siga nosso Instagram!

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.