Empresas querem atrair funcionários com escritórios instagramáveis

Investir em ambientes profissionais instagramáveis ganhou novos contornos depois da pandemia. Além de trazer as pessoas de volta para o escritório, pensar na experiência do funcionário nesse espaço pode ajudar a engajar as pessoas – especialmente os mais jovens, que estão desmotivados a voltar ao trabalho presencial. “Essa demanda ressurgiu principalmente após a pandemia e a retomada,  para que os funcionários voltem ao espaço físico”, diz Marina Bortoluzzi, fundadora do hub de arte contemporânea Instagrafite.

A empresa é contratada para ilustrar grandes escritórios desde 2017, quando ficou responsável pelas paredes da ABInBev em Nova York. Em 2021, o Instagrafite coordenou a pintura de um mural da Heinz, pelo artista Paulo Bruno, e o mais recente trabalho foi feito nas paredes da The Walt Disney Company, em São Paulo. Para Marina, a arte nos escritórios é um tipo de “acupuntura urbana”. “Ela pode melhorar significativamente o humor dos funcionários e trazer tranquilidade e acolhimento”, diz. O trabalho do Instagrafite é também representar a marca e transmitir seus valores por meio das ilustrações.

Com 66% dos brasileiros preferindo o modelo remoto ao presencial ou híbrido, de acordo com a consultoria de recrutamento Page Outsourcing, a ideia é criar um ambiente em que os funcionários tenham conforto e ainda possam voltar a trabalhar lado a lado.

O LinkedIn fez uma decoração temática, cheia de grafites, para criar um ambiente atrativo em seu escritório. No final do ano passado, a empresa ampliou seu espaço em São Paulo, que tem salas de reunião, cabines telefônicas, estúdio de gravação e salas para eventos, salão de jogos, academia, manicure, massagem e meditação. Os andares do escritório foram decorados com os temas praia, floresta e montanha para celebrar as paisagens e os ecossistemas brasileiros e os grafites nas paredes foram feitos para representar a cidade de São Paulo.

Espaços bonitos aumentam a produtividade

Muitos escritórios foram projetados pensando não na forma, mas nas funções. Cubículos isolados, paredes sem cor e pouca iluminação criam um ambiente desanimador e pouco inspirador.

Os funcionários não precisam de escritórios luxuosos para serem mais produtivos, mas espaços criativos e bonitos podem tornar a jornada mais agradável. Investir no ambiente muda o clima geral: acesso à luz natural, espaços interativos e salas de reuniões privadas fazem as pessoas se sentirem livres para se movimentar e não presas às suas mesas, o que cria mais oportunidades para a colaboração e aumenta a produtividade.

A nova sede da fintech brasileira Asaas, em Joinville, SC, tem salas de reunião, área com puffs e balanço, biblioteca, varanda com piscina de bolinhas, lareira ecológica e espaço com caixa de som para happy hour.

Os funcionários que estiverem no escritório também têm acesso a playstation, mesa de pebolim e jogos de tabuleiro, apostando no conceito work & play, que ficou popular com grandes empresas do Vale do Silício e busca criar um ambiente lúdico no trabalho para equilibrar vida pessoal e profissional. O espaço foi construído para ser um ambiente de descontração e networking, já que 99% da equipe trabalha quase sempre remotamente.

Ambiente acolhedor

Playstation e piscina de bolinhas já são quase commodities, então os ambientes também precisam atender às necessidades dos funcionários. Em julho deste ano, o iFood inaugurou um espaço dedicado aos filhos dos seus colaboradores na sede da empresa em Osasco. A sala colorida e decorada tem trocador de fraldas, espaço para lactantes e área para as crianças brincarem.

O escritório da empresa também tem um mural onde os funcionários podem escrever seus sonhos e a data em que esperam atingi-los, como uma forma de incentivo.

Fonte: Forbes Brasil

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