Deputado de MS quer barrar volta do horário de verão no país

Deputado de MS quer barrar volta do horário de verão no país, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1220/2019, de autoria do deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP), que propõe a extinção definitiva do horário de verão no Brasil. Com isso, o tema voltou à pauta nacional, especialmente após manifestações do governo federal e de entidades que defendem o retorno da medida, alegando benefícios econômicos.

O deputado de MS quer barrar volta do horário de verão com o argumento de que não há comprovação de economia de energia e que os impactos à saúde são significativos. Conforme destaca Dr. Luiz Ovando, vice-presidente da Frente Parlamentar da Medicina, a alteração do relógio interfere no ciclo biológico, podendo causar distúrbios físicos e emocionais. Ele enfatiza que o corpo humano possui um ritmo natural que não deve ser alterado por interesses políticos ou econômicos.

Ovando também afirma que o avanço tecnológico e as mudanças no consumo energético tornaram o horário de verão obsoleto. Segundo ele, o pico de uso de eletricidade agora ocorre no meio da tarde, com o uso intenso de aparelhos de ar-condicionado, e não mais à noite. Portanto, a medida já não representa economia real, mas sim transtornos à população.

O relator do projeto, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), defendeu a proposta como uma iniciativa fundamentada em estudos e voltada à segurança jurídica. Para ele, a aprovação na Comissão de Saúde representa um passo importante para evitar que o tema seja manipulado como ferramenta de marketing político.

Enquanto no Paraguai o horário de verão foi retomado, gerando diferença de uma hora em relação a cidades brasileiras na fronteira, o Ministério de Minas e Energia informou que o Brasil não deve reimplantar a medida neste ano. A proposta segue agora para análise nas comissões de Minas e Energia e na de Constituição e Justiça (CCJ), podendo ser aprovada de forma conclusiva.

Siga nosso Instagram!

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.