Café pode prolongar a vida e trazer mais saúde

Café pode prolongar a vida e trazer mais saúde, um estudo da Universidade de Coimbra aponta que o consumo moderado de café pode aumentar a expectativa de vida em até dois anos, além de proporcionar uma vida mais saudável. A pesquisa revisou 85 estudos realizados em diferentes continentes, como Europa, Américas, Austrália e Ásia.

Os resultados, publicados na revista Ageing Research Reviews, mostram que o hábito de consumir cerca de três xícaras diárias está associado a 1,84 anos extras de vida para adultos. Além disso, esses anos adicionais seriam vividos sem problemas graves de saúde, como doenças cardiovasculares ou respiratórias.

Café pode prolongar a vida e trazer mais saúde, é a principal conclusão do estudo, financiado pelo Instituto de Informação Científica do Café, uma organização sem fins lucrativos apoiada por grandes empresas internacionais do setor.

Café e saúde: como isso acontece?

O professor Rodrigo Cunha, líder do estudo, explica que o café ajuda a regular mecanismos biológicos que falham com o envelhecimento. Esse controle pode prevenir problemas musculares, cardiovasculares, imunológicos e mentais. O consumo regular também reduz o risco de doenças como diabetes, demência, depressão grave e alguns tipos de câncer.

No entanto, os pesquisadores alertam que os dados não comprovam uma relação direta de causa e efeito. Muitos fatores, como dieta e prática de exercícios, podem influenciar os resultados. Ainda assim, o estudo reforça descobertas anteriores sobre os benefícios do café.

Cunha ressalta que explorar intervenções alimentares, como o consumo de café, é essencial diante do rápido envelhecimento populacional global. Ele acredita que o café pode ser uma ferramenta importante para promover longevidade com qualidade de vida.

Siga nosso Instagram!

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.