Audiência Pública discutirá impacto ambiental de linha de transmissão em Paranaíba

Audiência Pública discutirá impacto ambiental de linha de transmissão em Paranaíba, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) realizará, nesta sexta-feira, 23 de janeiro, às 19h (horário local), uma audiência pública para apresentar o Relatório de Impacto Ambiental (Rima). O evento abordará a instalação da Linha de Transmissão (LT) de 230 kV Inocência – Ilha Solteira 2, que atravessará Aparecida do Taboado, Paranaíba e Selvíria.

A Câmara Municipal de Paranaíba será um dos locais de apresentação do projeto, que inclui medidas para mitigar impactos ambientais. O empreendimento, sob responsabilidade da Anastácio Transmissora de Energia LTDA, terá 74,68 km de extensão e utilizará torres estaiadas. Com uma faixa de servidão de 42 metros de largura e área total de 313 hectares, as obras visam atender à crescente demanda por energia elétrica na região.

Audiência Pública discutirá impacto ambiental de linha de transmissão em Paranaíba

A Linha de Transmissão, classificada como Extra Alta Tensão (EHV), requer a implementação de programas ambientais específicos. Entre eles, estão o Programa de Gestão Ambiental, o Programa de Educação Ambiental e o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos. Também foram destacados o Programa de Arqueologia e o Treinamento de Trabalhadores, essenciais para minimizar os impactos negativos.

De acordo com Adriano Souza, chefe de Educação Ambiental do Imasul, a audiência pública é uma oportunidade para que a sociedade civil participe do processo de licenciamento ambiental. “A população pode conhecer os impactos positivos e negativos, como restrições ao uso do solo e perda de vegetação, mas também benefícios, como geração de empregos e aumento da arrecadação tributária nos municípios envolvidos”, afirmou.

Programação e locais de participação

O evento será dividido em três etapas: abertura oficial, apresentação dos estudos ambientais e uma sessão de perguntas e respostas. Os interessados podem participar presencialmente nos seguintes locais:

  • Paranaíba: Câmara Municipal – Av. Juca Pinhé, 255, Jardim Santa Mônica.
  • Selvíria: Câmara Municipal – Rua Rui Barbosa, 1120, Centro.
  • Aparecida do Taboado: Hotel Emmis Park – Av. Presidente Vargas, 2530, Vila Barbosa.

Para quem preferir acompanhar online, a transmissão será feita pelo canal do Imasul no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=DzVMlEBX_ZI. O Rima também está disponível para consulta no portal do Imasul: https://www.imasul.ms.gov.br/wp-content/uploads/2024/10/RIMA.pdf.

Transparência e diálogo com a comunidade

A iniciativa busca promover transparência e diálogo com a sociedade. Durante a audiência, cidadãos poderão expressar opiniões, esclarecer dúvidas e apresentar sugestões. A ação está em conformidade com as resoluções Conama 009/87 e Sema/MS 004/89, reforçando a importância do envolvimento público no processo de licenciamento ambiental.

A audiência pública discutirá o impacto ambiental de uma linha de transmissão de energia em Paranaíba e outros municípios, priorizando a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.

Siga nosso Instagram!

Jornalista, fotógrafo, editor chefe do portal InterativoMS e apaixonado por inovação e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.