O Corpo de Bombeiros Militar de Paranaíba realizou um levantamento dos acidentes de trânsito atendidos pelos bombeiros nos primeiros quatro meses deste ano, e os números são preocupantes. O registro aponta para um total de 95 acidentes, separados por tipos de ocorrências, sendo dois com meio de transporte, 39 colisões, oito atropelamentos, dois capotamentos, quatro choques e oito quedas de moto e nove quedas de bicicleta.
Os acidentes com meio de transporte costumam ocorrer em rodovias e vicinais, envolvendo carretas, ônibus e caminhões. Já as colisões ocorrem tanto na parte dianteira quanto traseira dos veículos.
Os atropelamentos, por sua vez, foram responsáveis por oito dos acidentes atendidos pelos bombeiros. Enquanto isso, os capotamentos ocorrem quando os condutores não reduzem a velocidade em curvas ou rotatórias. Os choques, por sua vez, são aqueles em que o veículo colide com postes, caçambas, muros, entre outros obstáculos.
Os registros preocupantes alertam para a necessidade de reflexão e ação dos condutores no trânsito. O Corpo de Bombeiros de Paranaíba pede que os motoristas reflitam sobre esses números e pensem em maneiras de tornar o trânsito mais seguro e tranquilo. É preciso que cada um faça a sua parte para evitar acidentes nas estradas e vias urbanas.
Ainda segundo o levantamento, é importante ressaltar que os números de ocorrências atendidos pelos bombeiros são apenas uma parcela dos acidentes ocorridos em Paranaíba. Por isso, é necessário que todos estejam cientes de suas responsabilidades no trânsito e se esforcem para garantir a segurança de todos.