Boa Tarde, seja bem-vindo ao nosso portal

Paranaíba - MS,

Produtores do Assentamento Serra comemoram plantio de novas culturas

Produtores do Assentamento Serra já estão colhendo os frutos das mudanças colocadas em prática

Última Atualização: 10/8/2017 08:43:30



Os números de comercialização conquistados pelos produtores rurais atendidos em Paranaíba, pelo programa Hortifruti Legal, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, demonstram a evolução do trabalho realizado com a produção de hortifruticultura.


Produtores do Assentamento Serra já estão colhendo os frutos das mudanças colocadas em prática com o programa iniciado em 2015. Atualmente a plantação do maracujá encontra-se na entressafra, ou seja os pés começam a receber a poda e voltarão a produzir em dezembro. Em 2016, as famílias atendidas venderam juntas R$ 103 mil em maracujá. Segundo o técnico de campo responsável pelo atendimento, Flávio Correia, os resultados conquistados foram possíveis, em razão do comprometimento das famílias e da pesquisa inicial feita no comércio da região, possibilitando que a produção fosse escoada para um comprador certo.


"Paralelo à plantação de maracujá, logo no início alguns produtores se dispuseram a experimentar outros tipos de cultura para plantar, foi daí que começamos a diversificar", explicou Flávio. Hoje o Assentamento Serra já tem 3 mil pés de tomate plantados com alguns já em colheita. Mil pés de couve-flor, que serão colhidas em cerca de 60 dias, 4 mil pés de repolho, abobrinha menina e uns 2 mil pés de abacaxi. Também 4 produtores iniciaram testes com a plantação de feijão vagem para colher em agosto. E 8 produtores receberam agora mudas de banana para iniciar o plantio.


Atualmente, 400 produtores recebem mensalmente a visita do técnico de campo em suas propriedades com estratégias focadas em resultados, procurando contribuir para a melhoria dos processos produtivos, identificando oportunidades no mercado e difundindo conhecimentos sobre gestão de unidades produtivas como forma de inovação tecnológica de produção.
Compartilhar